COMO RECONHECER OS PADRÕES DAS PESSOAS


FAÇA NOVAS DISTINÇÕES SOBRE COMO ELES PERCEBEM O MUNDO

Os princípios de classificação de metaprogramas que expliquei até agora são importantes e poderosos; no entanto, a coisa crucial a ser lembrada é que o número de metaprogramas que você conhece é limitado apenas pela sua sensibilidade, consciência e imaginação.
Uma das chaves para o sucesso em qualquer coisa é a capacidade de fazer novas distinções. Os metaprogramas dão a você as ferramentas para fazer distinções cruciais ao decidir como lidar com as pessoas. Você não está limitado aos 
metaprogramas que discutimos aqui neste blog. Torne-se um estudante de possibilidade. Constantemente avalie e calibre as pessoas ao seu redor. Tome nota dos padrões específicos que eles têm para perceber o mundo e começar a analisar se os outros têm padrões semelhantes. Através dessa abordagem, você pode desenvolver todo um conjunto de distinções sobre pessoas que podem capacitá-lo a saber como se comunicar efetivamente com todos os tipos de pessoas.

Por exemplo, algumas pessoas classificam-se basicamente por sentimentos e outras por pensamentos lógicos. Você tentaria persuadi-los da mesma maneira? Claro que não. Algumas pessoas tomam decisões baseadas apenas em fatos e números específicos. Primeiro, eles precisam saber se as partes funcionarão - elas pensarão no quadro mais amplo mais tarde. Outros são convencidos primeiro por um conceito ou ideia geral. Eles reagem aos pedaços globais. Eles querem ver a grande figura primeiro. Se eles gostarem, eles pensarão nos detalhes.

Algumas pessoas estão ligadas por inícios. Eles ficam mais empolgados quando tiram uma ideia nova do chão e logo acabam perdendo o interesse por ela e passam para outra coisa. Outros estão fixados na conclusão. Tudo o que eles têm que ver até o fim, seja lendo um livro ou fazendo uma tarefa no trabalho.

Algumas pessoas se classificam por comida. Isso mesmo, por comida. Quase tudo o que fazem ou consideram fazer é avaliado em termos de comida. Pergunte a eles como chegar a algum lugar, e eles dirão: “Desça a estrada até chegar ao Burger King, vire à esquerda, e então continue até chegar ao McDonald's e vire à direita, e então vire à esquerda no Kentucky. Frango frito até você chegar ao prédio marrom-chocolate. ”

Pergunte sobre um filme que eles foram, e eles imediatamente começam a dizer-lhe sobre o quão ruim era o posto de concessão. Pergunte sobre o casamento e eles lhe falarão sobre o bolo. Uma pessoa que classifica principalmente pelas pessoas falará principalmente sobre as pessoas no casamento ou sobre as pessoas no filme. Uma pessoa que classifica principalmente por atividades falará sobre o que realmente aconteceu no casamento, o que aconteceu no filme e assim por diante.

A outra coisa que uma empresa de 
metaprogramas fornece é um modelo para o equilíbrio. Todos seguimos uma estratégia ou outra para usar metaprogramas. Para alguns metaprogramas, podemos nos inclinar um pouco mais para um lado do que para outro. Para outros, podemos balançar descontroladamente para uma estratégia em vez da outra. Mas não há nada esculpido em pedra sobre qualquer uma dessas estratégias. Assim como você pode tomar a decisão de se colocar em um estado de capacitação, pode optar por adotar metaprogramas que ajudem em vez de impedi-lo.

O que um metaprograma faz é dizer ao seu cérebro o que deletar. Então, se você está se movendo em direção, por exemplo, você está excluindo as coisas que você está se afastando. Se você está se afastando, então você está apagando as coisas que poderiam estar se movendo em direção. Para alterar seus metaprogramas, tudo o que você precisa fazer é tomar conhecimento das coisas que normalmente exclui e começar a focar sua atenção nelas.

Não cometa o erro de confundir-se com seus comportamentos ou fazer a mesma coisa com outra pessoa. Você diz: “Eu conheço Joe. Ele faz isto, isto e aquilo. ”Bem, você não conhece o Joe. Você o conhece através de seus comportamentos. Mas ele não é mais seu comportamento do que você é seu. Se você é alguém que tende a se afastar de tudo, talvez seja esse o seu padrão de comportamento. Se você não gosta, você pode mudar. Na verdade, não há desculpa para você não mudar. Você tem o poder agora. A única questão é saber se você tem motivos suficientes para usar o que sabe.

Existem duas maneiras de alterar os 
metaprogramas. Uma é por Eventos Emocionais Significativos - “SEEs.” Se você viu seus pais constantemente se afastando das coisas e não sendo capaz de alcançar seu pleno potencial como resultado, isso pode influenciar a maneira como você se move em direção ou para longe. Se você apenas classificou por necessidade e perdeu alguma oportunidade de trabalho porque a empresa estava olhando para alguém com um sentido dinâmico de possibilidade, você pode estar chocado em mudar sua abordagem. Se você tende a mover-se em direção a tudo e a ser enganado por um esquema de investimento chamativo, isso provavelmente afetaria a maneira como você olha para a próxima proposta que aparece em seu caminho.

A outra maneira que você pode mudar é conscientemente decidir fazê-lo. A maioria de nós nunca pensa em quais metaprogramas usamos. O primeiro passo para a mudança é o reconhecimento. A consciência de exatamente o que estamos fazendo atualmente oferece a oportunidade para novas escolhas e, portanto, para a mudança.

Digamos que você perceba que tem uma forte tendência a se afastar das coisas. Como você se sente com isso? Claro, há coisas que você quer se afastar. Se você colocar a mão em um ferro quente, você pode querer removê-lo o mais rápido possível. Mas não existem coisas que você realmente quer mudar? Não é uma parte de estar no controle fazendo um esforço consciente para fazer um movimento em direção a algo? Não são os grandes líderes e os grandes sucessos que movem-se para as coisas e não para longe? Então você pode querer começar a se alongar um pouco. Você pode começar a pensar em coisas que atraem você e se movem ativamente em direção a elas.

Você também pode pensar em 
metaprogramas em um nível mais alto. As nações têm metaprogramas? Bem, eles têm comportamentos, não têm? Então eles têm metaprogramas também. Seu comportamento coletivo muitas vezes forma um padrão, baseado em metaprogramas de seus líderes. Os Estados Unidos, em sua maior parte, têm uma cultura que parece seguir em frente. Um país como o Irã tem um quadro de referência interno ou externo?

Os metaprogramas podem ser úteis em dois níveis. O primeiro é como uma ferramenta para calibrar e orientar nossa comunicação com os outros. Assim como a fisiologia de uma pessoa lhe contará inúmeras histórias, seus metaprogramas falarão com eloquência sobre o que o motiva e assusta. O segundo é como uma ferramenta para mudança pessoal. Lembre-se, você não é seu comportamento. Se você tende a executar qualquer tipo de padrão que funciona contra você, tudo o que você precisa fazer é mudá-lo. 

Os metaprogramas oferecem uma das ferramentas mais úteis para calibração e mudança pessoal. E eles fornecem chaves para algumas das ferramentas de comunicação mais úteis disponíveis.

From: Tony Robbin Blog

Comentários